Rubiaceae

Duroia saccifera (Schult. & Schult.f.) K.Schum.

Como citar:

Gláucia Crispim Ferreira; undefined. 2020. Duroia saccifera (Rubiaceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

1.326.353,815 Km2

AOO:

172,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

A espécie não é endêmica do Brasil (Flora do Brasil 2020 em construção, 2020). No Brasil, apresenta distribuição: no estado do Acre — no município Cruzeiro do Sul —, no estado do Amazonas — nos municípios Barcelos, Boca do Acre, Canutama, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira —, no estado do Pará — nos municípios Faro, Jurutí, Oriximiná e Oriximinã —, e no estado de Rondônia — nos municípios Machadinho d'Oeste e Porto Velho.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2020
Avaliador: Gláucia Crispim Ferreira
Revisor:
Categoria: LC
Justificativa:

Árvore de até 12 m, não endêmica do Brasil (Flora do Brasil 2020 em construção, 2020). Foi coletada em Floresta de Igapó, Floresta de Terra Firme e Floresta de Várzea associadas à Amazônia nos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia. Apresenta distribuição ampla, EOO=1488496 km², constante presença em herbários, inclusive com coleta recente, e ocorrência confirmada dentro dos limites de Unidades de Conservação de proteção integral e em áreas onde ainda predominam na paisagem extensões significativas de ecossistemas florestais em estado prístino de conservação. A espécie ocorre em múltiplas fitofisionomias de forma frequente/ocasional na maior parte das localidades em que foi registrada. Adicionalmente, não existem dados sobre tendências populacionais que atestem para potenciais reduções no número de indivíduos maduros, além de não serem descritos usos potenciais ou efetivos que comprometam sua perpetuação na natureza. Assim, foi considerada como de Menor Preocupação (LC), demandando ações de pesquisa (distribuição, tendências e números populacionais) a fim de se ampliar o conhecimento disponível e garantir sua sobrevivência na natureza.

Último avistamento: 2015
Possivelmente extinta? Não
Severamente fragmentada? Desconhecido

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Fl. Bras. 6(6), 362, 1889.

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Sim
Detalhes: Extratos da folha de Duroia saccifera apresentaram atividade antibacteriana (Lozano, 2020).

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree
Biomas: Amazônia
Vegetação: Floresta de Igapó, Floresta de Terra-Firme, Floresta de Várzea
Habitats: 1.8 Subtropical/Tropical Swamp Forest, 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest
Detalhes: Árvore com até 12 m de altura. Ocorre na Amazônia, em Floresta de Igapó, Floresta de Terra Firme e Floresta de Várzea (Flora do Brasil 2020 em construção, 2020).
Referências:
  1. Flora do Brasil em construção, 2020. Duroia. Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB24442 (acesso em 29 de setembro de 2020)

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada nas seguintes Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental de Presidente Figueiredo - Caverna do Moroaga, Área de Proteção Ambiental Margem Esquerda do Rio Negro-Setor Aturiá-Apuauzinho, Área de Proteção Ambiental Tapuruquara, Floresta Estadual do Trombetas, Floresta Nacional de Mapiá-Inauiní, Floresta Nacional de Saracá-Taquera, Parque Estadual Rio Negro Setor Sul, Parque Nacional Mapinguari, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé e Reserva Extrativista Rio Preto-Jacundá.

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
5. Manufacturing chemicals natural leaf
Extratos da folha de Duroia saccifera apresentaram atividade antibacteriana (Lozano, 2020).
Referências:
  1. Lozano, S.A., Sousa, A.B.B. de, Souza, J.C. De, Silva, D.R. da, Salazar, M.G.M., Halicki, P.C.B., Ramos, D.F., Silva, P.E.A. da, Nunez, C.V., 2020. Duroia saccifera: in vitro germination, friable calli and identification of β-sitosterol and stigmasterol from the active extract against Mycobacterium tuberculosis. Rodriguésia 71. https://doi.org/10.1590/2175-7860202071054